Doenças, castigos e pena de morte, são apenas alguns dos avisos para não se tomar uma vida pirata. Os piratas tinham uma vida difícil, mas para não viver na miséria e sofrimento, o risco valia a pena.

Cada tripulação era composta por vários elementos fundamentais. Desde o capitão até o criado de bordo. Todos eram importantes para a manutenção e o bom funcionamento do navio: em tempo bom ou em tempestades, em dias calmos ou de batalhas.

O capitão do navio era escolhido entre a tripulação.Os mais bem sucedidos eram os que cujas capacidade em combate e em  liderança fossem boas. Mas, além do capitão existiam muitas outros funções essenciais para o bom funcionamento da vida pirata.

O Imediato repartia tudo, desde as repulsões aos castigos. Distribuir o saque efetuado nos outros barcos era sua tarefa.

Mestres do Navio eram os oficiais inferiores que tinham várias tarefas, entre as quais vigiar as velas e o cordame e deixar o convés limpo e arrumado.

Carpinteiro substitua peças de madeira do navio danificadas, tapava buracos e emendava as velas rasgadas.

Os Homens de Armas tinham que ter boa pontaria e saber mexer em canhões, para poder disparar vários canhões. Esta era uma tarefa muito difícil, para ser um bom Homem de armas demorava muitos anos. Os melhores eram muito procurados.

A bordo também havia um Cirurgião. Ele utilizava uma grande variedade de facas para extrair balas, amputar membros e tratar feridas de fogo de canhão ou de lutas de alfange. Poucos navios tinham um cirugião a bordo.

Rapaz da Pólvora. Esta era uma posição de baixo nível, para rapazes novos que eram membros recém-chegados da tripulação pirata.O trabalho deles era limpar e carregar armas. Podiam ser promovidos a Imediatos ou até mesmo Homens de Armas, SE SOBREVIVESSEM!

Os membros recém-chegados, podiam-se tornar também Criados-de-Bordo. Trabalhavam como criados, encarregados de limpar o camarote do capitão, ajudar o cozinheiro e fazer outras tarefas de pouca importância.

drinking_pirate

As refeições a bordo não variavam muito, dependendo da habilidade do cozinheiro. Um navio podia transportar 48.000 litros de cervejas e apenas 16.000 litros de água. Sua bebida favorita era o Rum.

Em Terra, os piratas comiam e bebiam em excesso, para compensar o que comiam nos navios (carne podre, biscoitos roídos e água parada, são alguns alimentos de má qualidade que os piratas comiam a bordo de um navio).

Como era um navio pirata?

navio pirata10

Projeto de um navio pirata

Fontes
Revista “Mundo estranho”, edição 163, páginas 34-35

http://barbafromhell.blogspot.com.br/2010/06/bebendo-como-um-pirata.html
http://mundodospirata.blogspot.com.br/2013/02/navios-piratas.html

Nomes : Julianna Ramiro,Elisa Naielly e Marco Antonio.